Escrevo esse post com tristeza. É triste ver uma ferramenta histórica de luta dos estudantes brasileiros se mostrar hoje completamente cooptada e engessada. Estou falando da UBES, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, mas essas palavras se encaixam perfeitamente ao, nem tão novo assim, formato da UNE.
Todos sabem que os galpões e os locais improvisados, sem luxo ou conforto, foram trocados por espaços conceituados como o Expo Center Norte, onde ocorre esse congresso.
Todos sabem também, que a UBES e UNE, trocaram, já há bastante tempo, os estudantes pelo governo.
Agora, as coisas costumavam ser um pouco menos escancaradas. Disso aqui eu não sabia....
Os congressos da UBES/UNE costumavam ser abertos por líderes sindicais, estudantis, ou figuras públicas ligadas a defesa dos direitos da população e dos estudantes. Com o tempo isso foi se flexibilizando, os últimos congressos da UNE foram abertos pelo (novo) Lula e pelo (novo-ruralista) Aldo Rebelo. Entretanto, eu nunca pensei que chegaria o dia que um ícone da extrema direita Brasileira iria abrir o evento mais importante de uma entidade estudantil. Bom, o dia chegou. Ninguém menos que Gilberto Kassab abriu, hoje, o 39º Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas.
Kassab é prefeito de São Paulo e também presidente do, recém-criado, PSD. Tem sua trajetória política inteira sob o escopo do DEM, o antigo PFL e mais antigo ainda ARENA. Kassab foi Vice-Prefeito na gestão Serra e Secretário de Planejamento na gestão Celso Pitta.
No inicio do ano, a prefeitura de São Paulo aumentou o preço da passagem de ônibus da cidade, o que gerou inúmeras manifestações e protestos, protagonizados pelo movimento estudantil: todos reprimidos, nenhum ouvido por Kassab.
Além de tudo isso, o presidente nacional do PSD ainda responde por dois processos na justiça, um por improbidade administrativa e outro por financiamento ilegal de campanha. Mas, falando francamente, esse aspecto não é exclusividade de Kassab... A pelegada do PCdoB e do PT também está cheia deles, não é mesmo?
Fonte: Blog João Pedro Psol
Nenhum comentário:
Postar um comentário